NEGRUM3
(Brasil, 2018, 22’, dir. Diego Paulino)
Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.
Ficha Técnica
-
Direção e roteiro: Diego Paulino
-
Produção executiva: Victor Casé
-
1ª Assistente de direção: Zoe Yasmine
-
Direção de fotografia: Leandro Caproni
-
Desenho de som: Diana Ragnole
-
Produção musical: Jhonatta Vicente
-
Direção de produção: Claudia Alves
-
Direção de arte: Maiara Del Pino
-
Figurino: Igor Bibiano
-
Maquiagem: Ian Ribeiro
-
Montagem: Amanda Beça
-
Efeitos Especiais: Martin Namikawa
#democracia: O corpo é político. O documentário ESPERO TUA (RE)VOLTA mostra a luta de jovens estudantes que expõem seus corpos à luta e trazem a luta para seus corpos, assim como o corpo negro retratado em NEGRUM3 também representa a ideia de resistência e DIREITO AO PROTESTO: em um país marcado pela homofobia e genocídio da população negra, expor o próprio corpo, vivo, é um ato de resistência e contestação.
* Você pode imprimir em A4 e fazer o acabamento
com duas dobras no local indicado.
DIREITO AO PROTESTO
baixe o material complementar
Sessões na Mostra
11/09, às 19h, no CEU Jaçanã
[curta será exibido antes do longa "Espero Tua (Re)Volta". Após a sessão, haverá um debate sobre DIREITO AO PROTESTO com Eliza Capai e Marcela Jesus, respectivamente diretora e protagonista de "Espero..."].
14/09, às 17h, no CFC Cidade Tiradentes
sessão + bate-papo sobre DIVERSIDADE E CINEMA com:
-
DIEGO PAULINO, diretor do curta NEGRUM3 [mini bio abaixo]
[sessão de curtas. NEGRUM3 será exibido junto a "Beat é Protesto" e "Magalhães"]
14/09, às 17h, no Cine Olido
[curta será exibido antes do longa "SLAM Voz de Levante". Antes da sessão, haverá um ato e uma mesa sobre CINEMA: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E REPRESENTATIVIDADE. No ato: Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Arte pela Democracia e Celso Frateschi. Na mesa: Malu Andrade (Spcine), Tata Amaral (cineasta), Tatiana Lohmann (documentarista e diretora de "SLAM..."), Renato Cândido (APAN - Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro)] e Veridiana Alimonti (advogada, integrante do coletivo Intervozes e conselheira Electronic Frontier Foundation). Sessão às 18h.
Sobre o realizador
DIEGO PAULINO é cineasta nascido no interior de São Paulo e graduado em Imagem e Som pela UFSCar. Estudou Bachelor of Fine Arts: New Media, na University of Lethbridge (Canada). Vencedor do Prêmio Antonieta de Barros para Jovens Comunicadores Negros em 2016, atualmente desempenha as funções de diretor, roteirista e produtor na capital paulista. Desenvolve seu trabalho audiovisual visando a intersecção de raça, gênero e sexualidade. NEGRUM3 é sua produção mais recente, em circulação pelo Brasil e mundo, tendo já conquistado 14 prêmios, entre eles: Melhor Filme pelo Júri Popular e vencedor do Prêmio Canal Brasil (Melhor Filme da Mostra Foco) na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e Melhor do Filme pelo Júri Popular, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte no 12º Festival de Cinema de Triunfo (PE).