top of page
A  MOSTRA

A 1ª Mostra Taturana de Cinema reúne curtas e longas-metragens documentais que abordam a ideia de DEMOCRACIA a partir de diferentes aspectos.

 

As concepções de representatividade, do exercício da política, da ocupação do espaço público, do uso de tecnologias e meios de comunicação enfrentam diversas transformações e estão em disputa no Brasil e no mundo. Nesse contexto, são muitos os desafios para se fortalecer, construir, resgatar práticas e valores democráticos que garantam os direitos sociais e de existência de diferentes grupos.

 

O conjunto de filmes selecionados, com curadoria da Taturana e do Pacto pela Democracia, longe de ser um panorama exaustivo sobre um tema multifacetado e complexo, levanta diálogos fundamentais para o Brasil de agora: direito ao protesto; renovação política e novas formas de representatividade; defesa das instituições democráticas; comunicação e fake news; reprodução da violência pelo Estado; cultura e liberdade de expressão. As sessões são seguidas de debates, bate-papos e aulas públicas.

Realizada pela Taturana Mobilização Social em parceria com o Pacto pela Democracia, com apoio da Movies That Matter, a MOSTRA acontece em São Paulo de 10 a 16 de setembro de 2019, na Semana da Democracia, em salas do circuito SPCine (CCSP, Cine Olido, CFC Cidade Tiradentes, CEU Três Lagos, CEU Jaçanã), também parceira da MOSTRA, e na Tapera Taperá. 

QUEM FAZ
traco2.png

A TATURANA MOBILIZAÇÃO SOCIAL é uma distribuidora de filmes com foco em impacto social. Fundada em 2013, atua em circuitos comerciais e não comerciais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e potencializá-lo como ferramenta de impacto. Já trabalhou com mais de 40 obras audiovisuais – a maioria documentários –, engajando públicos específicos, criando circuitos de difusão e campanhas de impacto. A Taturana valoriza o cinema como experiência coletiva de engajamento e fomenta o desenvolvimento de audiência a partir de cine debates e outras atividades presenciais. No trabalho de distribuição, alia diferentes janelas de exibição, impacto, formação de público, democratização do acesso à cultura e ao cinema, e valorização de espaços públicos e de interesse coletivo. A MOSTRA TATURANA DE CINEMA, lançada em 2019, é uma iniciativa que busca ampliar essa atuação.

taturana2_edited.jpg
democracia_edited.jpg

O PACTO PELA DEMOCRACIA é uma plataforma de ação conjunta ampla e plural, que reúne mais de 120 organizações sociais, além pesquisadores(as), ativistas, servidores públicos e lideranças políticas com e sem mandato dos mais variados partidos para, juntas e juntos, defender e aprimorar a democracia brasileira. Tem como principais objetivos promover a cultura democrática, valorizando o pluralismo, a tolerância e o engajamento cidadão nos marcos da democracia; defender e revigorar a institucionalidade democrática e os princípios, liberdades e direitos fundamentais expressos na Constituição Federal; e fortalecer a articulação de redes e de ação conjunta na sociedade civil e no universo político em defesa da construção democrática.

PARCEIRO INSTITUCIONAL
traco2.png

A SPCINE é a empresa de cinema e audiovisual da cidade de São Paulo que atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

Circuito-Spcine-Olido_edited.jpg
bottom of page