Magalhães
(Brasil, 2018, 22’, dir. Lucas Lazarini)
Nas eleições municipais de 1992, Magalhães Teixeira é eleito prefeito de Campinas. Filme-arquivo sobre um político em campanha, os embaraços de sua equipe de filmagem e eleitores desconfiados em meio ao impeachment do presidente Collor.
Ficha Técnica
-
Direção, produção e montagem: Lucas Lazarini
-
Produtor associado: Vinícius Campos
-
Fotografia: Tobias Rezende
-
Edição e mixagem de som: Guilherme Augusto
-
Correção de cor: Franco Simões
-
Design gráfico: Vinícius de Araújo
-
Material de arquivo: Centro de Memória Unicamp
#democracia: Em todo o mundo, cresce o sentimento de falta de representação pelo poder político. Essa crise impulsiona uma nova lógica para a disputa eleitoral, em que surgem candidaturas de pessoas que até então não atuavam na política institucional. Nesse sentido, o curta MAGALHÃES, que retrata uma tradicional campanha eleitoral em 1992, e o documentário também presente nesta Mostra VIRANDO A MESA DO PODER conseguem traçar uma linha histórica das mudanças pensadas pela sociedade para a RENOVAÇÃO POLÍTICA.
RENOVAÇÃO POLÍTICA
baixe o material complementar
* Você pode imprimir em A4 e fazer o acabamento
com duas dobras no local indicado.
Sessões na Mostra
14/09, às 17h, no CCSP
[curta exibido antes do longa "Hungria 2018 - Bastidores da Democracia"]
14/09, às 17h, no CFC Cidade Tiradentes
[sessão de curtas, exibido junto a "Beat é Protesto" e "NEGRUM3". Haverá um bate-papo com o diretor de "NEGRUM3", Diego Paulino]
16/09, às 19h na Tapera Taperá
sessão + debate sobre RENOVAÇÃO POLÍTICA com:
-
DUDA ALCÂNTARA, cofundadora do Vote Nelas, movimento nacional para eleger mais mulheres nas eleições para o Legislativo em todo o país. Foi coorganizadora da Virada Política e, em 2017, também coidealizou o projeto Conjunto 18, que lançou a primeira candidatura coletiva ao Senado por São Paulo e representa a rede internacional Nexus Global no Brasil, responsável pelo projeto Coalizão para uma Democracia Saudável.
-
ERIKA HILTON, mulher transvestigênere, co Deputada Estadual com a Bancada Ativista, eleita em 2018 com 149.877 votos em São Paulo.
-
SAMUEL EMÍLIO, cofundador da plataforma Engaja Negritude da Educafro, coordenador Nacional do Movimento Acredito e membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial. Já atuou como coordenador de Políticas Públicas na Educafro, liderou o Movimento Empresa Júnior na UNESP e foi Embaixador no Ensina Brasil(Teach for All). É Fellow Arymax, Fellow Guerreiros sem Armas, e sonha com o dia em que a cor da pele não influencie na expectativa de vida das pessoas.
[o curta será exibido antes do longa "Virando a mesa do poder"]
Sobre o realizador:
LUCAS LAZARINI é graduado em Comunicação Social - Midialogia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Se dedica ao estudo amplo do audiovisual e das mídias, com ênfase no cinema documentário. Atualmente vive em Campinas, e trabalha como editor na produtora audiovisual Laboratório Cisco. Do seu encontro com os arquivos veio seu primeiro filme, Magalhães (2018), curta-metragem documentário. O filme teve estreia mundial no 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, e estreia internacional no 16º IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente.