Fake News: um conto de fadas
Fake News Fairytale
(UK, 2018, 15’, dir. Kate Stonehill)
O filme nos leva ao improvável epicentro de notícias falsas: Veles, Macedônia. Em Veles, desde o período que antecedeu a eleição presidencial dos EUA em 2016, os adolescentes criaram notícias falsas que geram milhares de acessos nas mídias sociais. Esses jovens empreendedores ganharam dinheiro com a receita de publicidade gerada a partir de suas histórias falsas que se tornam virais, introduzindo uma "corrida do ouro digital". FAKE NEWS FAIRYTALE (Fake News: um conto de fadas) conta a história real de "Sashko", um falso jornalista de Veles. É uma meditação lúdica sobre verdade, mentiras e política no mundo globalizado da internet.
Ficha Técnica
-
Direção: Kate Stonehill
-
Produção: Kate Stonehill & James Campbell Smith
-
Roteiro: Hristijan Mitrov & Kate Stonehill
-
Narração: Hristijan Mitrov
-
Direção de fotografia: Ronnie McQuillan & Kate Stonehill
-
Montagem: Conor Meechan
-
Trilha original: Pablo Scopinaro
-
Designer de som: Odinn Ingibergsson
-
Captação de áudio: Alex Collin
-
Editor e colorista: Hugh Howlett
-
Produção executiva: Alexandra McArdle
-
Produção em campo: Samir Ljuma
-
Assistente de produção em campo: Andrej Gjorgjievski
-
Produtores associados: Sashko Potter Micevski
-
Design gráfico: Shirin Ebrahimi
-
Tradutores: Kristina Nikolovska, Andrej Gjorgjievski, Samir Ljuma
-
Elenco: Sashko - Aleksandar Georgiev, Sashko’s Friends, Ajdarevic Deniz, Antonio Taskovski, Marin Naumovski, Stefan Nikolovski
#democracia: O filme reflete, a partir de uma fábula,
sobre a proliferação desenfreada de notícias falsas na atualidade. As fake news, como são chamadas em todo o mundo, não são novidade, porém a internet e as redes sociais potencializaram exponencialmente sua capacidade de propagação, reprodução e compartilhamento. Essa difusão, no Brasil, retroalimenta a polarização política, criando um ciclo que ameaça os valores da CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA ao gerar desinformação e falta de compromisso com o debate político fundamentado.
Sessões na Mostra
10/09, às 19h, no Cine Olido
sessão de abertura da Mostra + debate sobre PROCESSO ELEITORAL E DEMOCRACIA com:
-
ESTHER SOLANO, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Complutense de Madri, professora da Universidade Federal de São Paulo e de mestrado em Estudos Latinoamericanos e União Europeia da Universidade de Alcalá de Henares (Espanha). Organizadora dos livros "O ódio como política" (Boitempo, 2018) e "Brasil em colapso" (Ed. Unifesp, 2019).
-
THIAGO AMPARO, advogado e professor da FGV Direito-SP. Ministra cursos sobre políticas de diversidade e discriminação. Mestre em direitos humanos (LLM) pela Central European University (Budapeste, Hungria) e doutor pela mesma universidade. Foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia, em Nova York, EUA.
* Você pode imprimir em A4 e fazer o acabamento
com duas dobras no local indicado.
CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA
baixe o material complementar
Sobre a realizadora
KATE STONEHILL é diretora e diretora de fotografia premiada, cujo trabalho explora os temas do poder e da cidadania. Como diretora, faz experimentações de linguagem, jogando com convenções de gênero cinematográfico para investigar a verdade. Seu trabalho foi exibido internacionalmente em festivais de cinema e galerias, incluindo o BFI London Film Festival, o Sheffield Doc/Fest, o Institute of Contemporary Arts e o DOC NYC. Fake News Fairytale ganhou prêmios da Grierson Trust e da Royal Television Society. Levantado pela Internet e exibido como uma das dez obras de arte em uma exposição de arte contemporânea, Cidadania Digital: O Precário, na BALTIC Centro de Arte Contemporânea '. Está atualmente trabalhando em um longa-metragem de não-ficção.